Assistência 24H 917 258 677
Chamada para a rede móvel nacional Telefone 244 026 907Chamada para a rede fixa nacional
Sugestões:

NOTÍCIAS

Ecossistema de Biometano de Sucesso
IVECO junta esforços com partes interessadas da cadeia de fornecimento de energia para gerar um ecossistema de biometano de sucesso

A IVECO, a empresa de transporte e logística GLS Italy e o fornecedor de energia Vulcangas inauguram uma nova fábrica de Bio-GNL em Itália


Castanheira do Ribatejo, 12 de outubro de 2022

A IVECO, a empresa de transportes e logística GLS Italy e o fornecedor de energia Vulcangas inauguraram uma nova fábrica de Bio-GNL na Cascina Antegnatica, uma exploração rural perto de Lodi, em Itália. A nova fábrica irá produzir biometano com resíduos agrícolas provenientes de explorações locais, abastecendo a Vulcangas. O Bio-GNL será utilizado para abastecer os veículos movidos a GNL da frota da GLS Italy, a qual integra veículos pesados IVECO S-WAY GNL.

O biometano é, atualmente a única tecnologia madura que garante uma solução e sem compromisso em termos de desempenho e tempos de reabastecimento, em comparação com o diesel. Permite a neutralidade carbónica e, dependendo da matéria-prima utilizada na sua produção, até um desempenho negativo nesse domínio. Os seus benefícios estendem-se para além do sector dos transportes como facilitador da independência energética, tendo o potencial de baixar os preços e contribuir para o desenvolvimento das zonas rurais.

O biometano não só é benéfico para ambiente, como também traz vantagens económicas. O processo de produção envolve subprodutos, como os fertilizante obtidos a partir digestão anaeróbica (decomposição sob baixas condições de oxigénio), capaz substituir fertilizantes químicos dispendiosos, e o dióxido de carbono que é utilizado predominantemente na indústria alimentar.

Giandomenico Fioretti, responsável do Departamento do Negócio de Propusão Alternativa da IVECO, afirmou: "O evento de hoje é um testemunho da crença da IVECO no biometano como solução madura e do seu compromisso para com a descarbonização dos transportes. É uma demonstração tangível de que o Bio-GNL é uma solução operacional e financeiramente viável, já disponível. Estamos hoje a assistir a uma melhor prática na cadeia de fornecimento de energia, com todos os intervenientes a trabalhar em conjunto para desenvolver um ecossistema de biometano de sucesso."