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IVECO estabelece parceria com a Gruber Logistics com vista a uma transição energética com base em veículos alimentados a biometano
Castanheira do Ribatejo, 2 de julho de 2021
 
A IVECO e a Gruber Logistics estabeleceram uma parceria de sustentabilidade através dos camiões IVECO S-WAY alimentados a biometano. O primeiro abastecimento dos veículos teve lugar durante a inauguração das instalações de biometano líquido na área de serviço Autoporto Sadobre. A colaboração entre a Gruber Logistics, a APS Fuel e a HAM, deu lugar ao primeiro corredor ecológico, de emissões zero, na Europa. O projeto utiliza biomassa avançada para a produção de combustível e fornece uma certificação completa da sua cadeia de abastecimento, desde a produção até à utilização.
 
O metano liquefeito é hoje uma realidade firme no campo dos combustíveis alternativos. As grandes vantagens do metano são a remoção de partículas e níveis de emissões substancialmente mais baixos, em comparação com os dos motores Diesel. Também é possível produzir gás natural liquefeito a partir de biomassa, de modo a que nenhuma emissão de CO2 seja libertada para a atmosfera. O bio-GNL está lentamente a ganhar dinamismo na Europa, mas ainda não existem soluções para garantir a total rastreabilidade da biomolécula. As estações de abastecimento de GNL não têm instalações dedicadas, pelo que misturam metano gerado a partir de combustíveis fósseis com biometano.
 
Estamos orgulhosos pelo facto da Gruber Logistics, à qual estamos ligados através da confiança e cooperação mútuas, tenha escolhido a IVECO mais uma vez e esteja a investir com excelência e visão no biometano, uma solução ecológica em que acreditamos firmemente. Hoje, graças ao investimento contínuo em produtos e tecnologia, somos um líder europeu em soluções de propulsão alternativas e o biometano é o presente e o futuro do transporte pesado neutro em carbono”, afirma Fabrizio Buffa, Responsável por Propulsores Alternativos para o mercado italiano na IVECO.
 
A APS Fuel (Autoporto Sadobre) criou uma infraestrutura de distribuição dedicada ao biocombustível, a fim de manter o combustível fóssil separado do biometano. Roberto Padovani, proprietário da estação de reabastecimento, destaca a singularidade das instalações: “Até agora, o biogás era introduzido na rede de distribuição com metano convencional, sendo depois liquefeito ou levado para estações de reabastecimento onde é misturado com combustíveis fósseis. Tendo construído um tanque de armazenamento dedicado, somos a única estação de reabastecimento na Europa capaz de preservar a pureza do biocombustível, sendo que no final de 2021 teremos melhorado, ainda mais, as nossas instalações com uma bomba de abastecimento de hidrogénio”.
 
Não só é um combustível que pode reduzir as emissões em 95% em relação ao gasóleo, como também evita as emissões de CO2 dos resíduos agrícolas, tornando-o num combustível com emissões zero”, refere Riccardo Piccolo da HAM, a empresa fornecedora do bio-GNL.
 
O projeto recebeu, de imediato, o apoio de Martin Gruber, CEO da Gruber Logistics, empresa de logística e transportes, que obteve o uso exclusivo do combustível: “Muitos interrogam-se sobre quando poderemos falar de transporte com emissões zero. A nossa resposta é: hoje. O futuro que imaginamos é o de utilizar mais combustíveis com baixas emissões, que também podem ser usados para o transporte combinado. Hoje marcamos um novo começo para todo o setor europeu dos transportes”.
 
O envolvimento de empresas de produção, cujos objetivos principais incluem a redução das emissões de CO2, aumenta a relevância deste projeto. Empresas como a IVECO e a Electrolux uniram-se de imediato ao projeto, sendo esta última a primeira empresa a efetuar transportes recorrendo à nova solução biológica.
 
A Electrolux, líder em sustentabilidade no setor dos eletrodomésticos, tem ambições de longo alcance para reduzir o seu impacto ambiental. Agir de forma sustentável é um dos nossos motores estratégicos e a redução das emissões associadas ao transporte é uma das nossas principais prioridades para o nosso compromisso de nos tornarmos neutros em termos de emissões de carbono até 2030. Assim, estamos orgulhosos em participar numa iniciativa tão importante como esta, que permitirá um transporte mais limpo na Europa", sublinha Marcelo Marcal, Diretor de Logística de Compras da Electrolux.



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