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Testes dinâmicos de imprensa, conduzidos pelas principais publicações europeias, confirmam a IVECO como a melhor opção a gás e a diesel

Os mais recentes testes colocam em evidência a competitividade do Stralis XP Diesel e confirmam que o Stralis NP 460 é uma das melhores propostas do mercado.

 

Os testes confirmam que a IVECO tem dois “Campeões de TCO2” – Stralis XP e Stralis NP, fruto da sua excelente eficiência de consumos, que se traduz numa economia significativa de custos e na redução das emissões de CO2.

 

A rede de distribuição GNL já cobre as principais rotas europeias, através de mais de 150 estações de serviço, estando a desenvolver-se ainda mais, tornando o GNL numa solução viável no imediato.

 

A IVECO está a demonstrar que a sua tecnologia a Gás Natural Liquefeito (GNL) é uma solução viável e economicamente rentável para se alcançar um transporte sustentável de longa distância. São já mais de 3.000 Stralis NP que operam em frotas de mais de 400 operadores de logística, nas principais rotas de transportes europeias: esta é a demonstração tangível de que o modelo não só é sustentável do ponto de vista ambiental, mas também fornece performance e rendimento, para além de apresentar os TCO (Custos Totais de Operação) que as empresas necessitam para os seus negócios. Esta crescente confiança é também visível no sucesso comercial da unidades tractoras Stralis NP 460, tendo a IVECO já registado mais de 1.000 encomendas, de 12 países europeus, apenas 8 meses após o seu lançamento.

 

Pierre Lahutte, Presidente da Marca IVECO, comentou: “Ainda em dúvida entre gasolina ou diesel? A IVECO é a melhor opção. Sabíamos que o nosso mais recente Stralis XP 480 era muito bom e que estava entre os melhores modelos no mercado em termos de economia de combustível, mas o nosso Stralis NP 460 alcançou resultados ainda melhores nos mais recentes testes em condições reais de condução, registadas pelas principais publicações europeias. Ele lidera esse ranking com uma margem significativa sobre todos os restantes camiões a diesel convencionais. Os testes confirmaram as poupanças finais para os proprietários, em comparação com a proposta diesel equivalente, sem comprometer a performance e o conforto, devido às missões silenciosas e às baixas vibrações. No espaço de um ano, um Stralis NP 460 com 150.000 km percorridos pode gerar economias superiores a 10.000 euros em TCO, em comparação com um camião equivalente a diesel e ureia.”

 

 

Os mais recentes testes realizados pela imprensa europeia confirmaram que o Stralis XP a diesel está nos lugares de topo da sua categoria, devidos aos seus consumos, e que, quando a tecnologia é o gás natural, o Stralis NP surge como vencedor absoluto.

 

A versão Stralis NP 460, com combustível único dividido pelos dois tanques de GNL tem uma autonomia até 1.600 km, garantindo uma performance equivalente a um camião diesel, com a vantagem de um consumo de combustível excepcionalmente baixo: utiliza até 15% menos de combustível, o que, somado ao menor custo do gás natural, em comparação com o diesel, resulta numa economia significativa. O facto de que esta tecnologia não requer ureia, ao contrário de seu equivalente diesel, reduz ainda mais os custos. Estes factores, juntamente com os amplos intervalos de assistência de 90.000 km, oferecem uma poupança de TCO de 9%, em comparação com um camião a diesel.

 

O motor IVECO Cursor 13 NP está protegido por duas patentes: a primeira é o controlo de propulsão patenteado da FPT Industrial, que permite aumentar o rendimento e uma maior compatibilidade de combustível, protegendo o motor e o catalisador de 3 vias contra falhas de ignição; a segunda é o sistema de controlo de gestão do fluxo de ar reactivo, propriedade da FPT Industrial, numa nova lógica estequiométrica de controlo dos raports de transmissão, que se aplicam durante as passagens de caixa. Tal garante um fornecimento de binário durante as passagens de caixa AMT, permitindo o máximo de rendimento e passagens mais rápidas.

 

O Stralis NP 460 é o primeiro camião a gás natural com transmissão automatizada de última geração, a nova caixa de velocidades automatizada HI-TRONIX, de 12 velocidades, que encerra a tecnologia mais avançada da sua categoria, com uma eficiência de 99,7%, durabilidade excepcional e maior rendimento, relações de caixa best in class de 16,7 e rácio binário/peso. Esta nova transmissão reduz em 10% o tempo de passagens de caixa em comparação com o modelo anterior e fornece funcionalidades adicionais, como a função de balanço, com quatro engrenagens inversas, e uma nova oferta de PTO. A transmissão HI-TRONIX conta, de série, com um retardador hidráulico integrado e uma função de apoio a pendentes para maior segurança do motorista e da carga. No NP Stralis a opção HI-CRUISE, conjunto de funções preditivas de condução, baseadas num sistema de GPS, tais como a mudança da engrenagem preditiva, o eco-roll preditivo e ainda o sistema EcoSwitch, que adapta automaticamente a potência do motor e o binário, em função da carga transportada pelo camião, são características de série. Em conjunto garantem uma excepcional economia de combustível, em especial quando se conduz em rotas montanhosas e em carga parcial.

 

A tecnologia Natural Power da IVECO, junto com a rede de distribuição em rápido desenvolvimento, converte o Stralis NP na solução real imediata disponível para que os operadores logísticos alcancem uma frota sustentável, sem comprometer o rendimento e a eficiência, com benefícios para a sua rentabilidade e novas oportunidades comerciais, de acordo com a evolução da procura de transportes sustentáveis

 

Os operadores logísticos que procuram converter as suas frotas a gás natural podem contar com uma rede de distribuição de GNL em rápida expansão, apoiada por iniciativas da Comissão Europeia, como o “Projecto Corredor Azul” e os incentivos governamentais introduzidos na Europa, para promover o uso generalizado do gás natural e do biometano nos transportes. Atualmente, a rede cobre as principais rotas de carga europeias, contando-se mais de 150 estações de serviço, numero que se prevê crescer acima das 300 no final do corrente ano. Este desenvolvimento é acompanhado por um aumento da capacidade de produção e de transporte de GNL, para ir ao encontro da crescente procura.

 

Com o crescente desenvolvimento da rede de distribuição, cada vez mais operadores logísticos se irão juntar à lista dos muitos que já se converteram ao gás natural através do modelo Stralis NP, casos de empresas líder como a Perrenot Perrenot, uma das primeiras a faze-lo, seguindo-se a Vega Trans, FERCAM, Primafrio and DHL Freighty.